sexta-feira, 2 de outubro de 2009

As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no Contexto Escolar


O cenário educacional brasileiro convive com duas realidades que contribuem para reforçar as desigualdades sociais: o ensino público e o privado.
As escolas privadas se antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios sofisticados, bibliotecas informatizadas, centro esportivo, sala de aula virtual, além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.
No outro extremo encontramos as escolas públicas, com muitas dificuldades materiais e com excesso de alunos por sala de aula, criando barreiras para o processo de ensino e aprendizagem.
Nesse contexto, observamos um movimento interessante dos gestores que estão à frente das escolas públicas, exigindo e lutando por uma educação de qualidade para todos e não para poucos.
O FUNDEF - Fundo para o Desenvolvimento do Ensino Fundamental, recurso destinado diretamente aos municípios para ser aplicado nas escolas públicas, trouxe esperança aos gestores educacionais, levando-os a refletir seriamente sobre a realidade da rede de ensino, suas dificuldades e entraves, para propor uma política de utilização dos recursos visando a mudanças significativas nas escolas.
Os Conselhos Escolares estão sendo chamados a participar para propor ações conjuntas que contribuam com a melhoria do ensino, reunindo na sua composição representantes de todos os segmentos: alunos, pais, professores e equipe gestora da escola.
Nas discussões dos Conselhos, vários tópicos sobre o cotidiano escolar são tratados, mas existe um que vem ganhando força e relevância - a implantação de um Programa de Informática Educacional, que possibilite aos educadores e alunos novas formas de ensinar e aprender, tendo como suporte inúmeros recursos tecnológicos.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da informática nas escolas. Hoje, já existe pleno consenso quanto a sua importância.
Frente às Novas Tecnologias, a Educação passa por profundas mudanças estruturais e funcionais, que exigem cada vez mais preparo e capacidade de adaptação por parte de todos os agentes envolvidos.
Diante dessa nova realidade, escolas públicas do país estão implantando Programas de Informática Educacional, estabelecendo parcerias com empresas que ofereçam aos alunos muito mais que o simples acesso às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, apresentando propostas capazes de promover a sua utilização como recurso pedagógico, entendendo que educar é colaborar para que os alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. O aprender sempre, os conhecimentos adquiridos hoje através das novas tecnologias poderão ajudá-los na construção de sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional.
O Programa de Informática Educacional da Futurekids, empresa onde atuo profissionalmente, responde com sucesso a esse grande desafio, contemplando em seu plano de ações a implantação de novos ambientes de aprendizagem informatizados, com equipamentos, sistemas integrados, softwares educacionais, materiais didáticos, manutenção permanente dos equipamentos, programa de formação continuada dos professores em informática educativa para aplicação e integração dos conhecimentos adquiridos a pratica pedagógica.
Para obter resultados significativos e positivos, o Programa de Informática Educacional deve ser construído coletivamente, envolvendo todos os segmentos da unidade escolar. Tarefa difícil, mas não impossível!
A vivência com os educadores e alunos do nosso país nos autoriza a afirmar que é possível, que existe muita vontade e disposição de todos para aprender e empreender por novos caminhos.
O primeiro passo é organizar um encontro com todos os membros das Equipes de Gestores das escolas para apresentação do Programa e do Plano de Ação para implantação na rede de ensino.
Posteriormente, é fundamental conhecer todas as escolas, salientando que as visitas devem ser realizadas por profissionais da área técnica e pedagógica, uma vez que cada um apresenta olhares diferentes para a consolidação do programa.
Durante a visita deve-se observar todo o espaço, verificando o melhor local para instalação do laboratório de informática. É importante obter informações sobre o funcionamento da escola, número de alunos, se há alunos com deficiências e quais são elas, as turmas, os professores e principalmente devem-se ouvir as expectativas da comunidade escolar com relação ao programa. Responsabilidade compartilhada - sucesso garantido.
As visitas possibilitam o levantamento das necessidades materiais e de equipamentos para iniciar o processo de montagem dos laboratórios, com a colocação do mobiliário, instalação dos computadores, periféricos e do kit ambientação.
Paralelo aos procedimentos de ordem técnica, as visitas devem mostrar indicadores dos procedimentos pedagógicos mais adequados para cada escola, visto que o modo como o trabalho com o computador é encarado pela comunidade escolar determina, em grande parte, o desenvolvimento do programa.
O laboratório de informática educacional deve ser compreendido como um espaço de aprendizagem. O modo como ele será institucionalmente incorporado depende do Projeto Político Pedagógico da escola, que expressa como deve ser a prática pedagógica do professor.
A análise cuidadosa das formas como o espaço poderá ser utilizado, tendo os computadores como recurso, provoca questionamentos que merecem nossa atenção:

Será adequado utilizar o espaço somente para o desenvolvimento de atividades extracurriculares?

O laboratório deverá ser utilizado para ministrar “aulas de informática”, como parte da matriz curricular - uma disciplina específica e paralela às demais?

O espaço deverá ser utilizado pelos professores de todas as disciplinas; considerando o computador como um recurso para enriquecer a prática pedagógica do professor?
Obviamente, a reflexão é coletiva, a responsabilidade para o êxito do programa é de todos e o percurso profissional de cada professor é determinante para a efetivação da proposta.
Portanto, o programa a ser desenvolvido na rede de ensino deve contemplar ações para o processo contínuo de formação dos professores.
A Sociedade do Conhecimento demanda um novo perfil de profissional, isso exige que cada professor invista em seu próprio desenvolvimento, para que consiga transmitir aos alunos os benefícios das novas ferramentas tecnológicas para apoiar o processo educacional.
Não basta a escola pública adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter um Projeto Político Pedagógico capaz de recriar ambientes de aprendizagem, que exprima com clareza que cidadão queremos formar, em que sociedade desejamos viver e qual é a escola ideal para nossos filhos e netos.
Outro fator que deve estar presente na proposta, essencial e até mesmo determinante para o desenvolvimento do trabalho, é o Processo de Acompanhamento e Avaliação do Programa.
Empreendimentos desta natureza requerem uma avaliação que não se restrinja aos resultados da aplicação dos recursos físicos e quantitativos, mas principalmente sobre o impacto da tecnologia na qualidade do processo educacional e suas repercussões. Nesse sentido, é indispensável estabelecer parâmetros e indicadores que definam a qualidade pretendida e orientem as ações de acompanhamento e avaliação do desenvolvimento do programa para que na prática, produza os efeitos esperados.
Desenvolver indicadores avaliativos comprometidos com a melhoria da Qualidade da Educação, confirma a necessidade de rever caminhos e buscar soluções para as dificuldades que possam surgir e impedir o desenvolvimento adequado do programa.
Com relação ao Acompanhamento do Programa, ele deve contemplar duas dimensões: técnica e pedagógica.
Normalmente, as escolas não possuem profissionais com formação técnica para a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos do Laboratório de Informática, o que se configura como um sério complicador para o desenvolvimento do programa, quando os computadores comecem a apresentar problemas. Portanto, é imprescindível um profissional dedicado a percorrer as escolas da rede de ensino, verificando o funcionamento dos computadores, oferecendo assistência técnica e orientações básicas aos alunos e educadores.
O acompanhamento pedagógico tão importante quanto o técnico, exige profissionais com formação pedagógica e com bons conhecimentos de informática aplicada à Educação.
Sua atuação nas escolas, com alunos, educadores e comunidade deve ser pautada no respeito à realidade, buscando a construção coletiva da proposta de utilização do laboratório de informática. O profissional deve a princípio “ouvir muito”, para compreender a dinâmica de funcionamento da escola e assim, com base nas suas observações e diálogos estabelecidos, articular as ações para que toda a comunidade escolar se beneficie com o programa.
Os professores serão beneficiados com a Formação Continuada em Informática Educacional, em horários que atendam as suas necessidades e com conteúdos que favoreçam a sua compreensão do significado das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto escolar.
É necessário habilitar os profissionais de ensino para interagir com as novas tecnologias no ambiente de trabalho, estimular e facilitar a difusão da informática educacional, fornecer subsídios para a elaboração de Projetos Pedagógicos, de acordo com a disciplina e o nível escolar dos alunos, propiciar condições de aprimoramento quanto ao uso da informática no processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos, inclusive aqueles que apresentam deficiências, avaliar as possibilidades da utilização de softwares nos projetos e atividades pedagógicas.
Certamente, o professor deve aprender também a utilizar as ferramentas básicas de Informática como: processador de textos, editor de desenhos, planilhas eletrônicas, banco de dados, Multimídia e Internet, possibilitando o desenvolvimento de habilidades para o enriquecimento da Prática Pedagógica.
E os alunos? Sem dúvida que professores mais qualificados representam aulas mais motivadoras, diferenciadas e que provocam nos alunos o desejo de aprender.
O próprio espaço do laboratório de informática já estimula a participação dos alunos nas atividades propostas, considerando que a maioria dos alunos da rede pública de ensino só consegue ter acesso a computadores na escola. Normalmente o desempenho dos alunos melhora e muitos professores relatam a maneira como o computador contribuiu para o processo de aprendizagem. Conteúdos curriculares são integrados às atividades e os alunos desenvolvem habilidades tecnológicas durante a realização das propostas. Motivados e felizes, alunos compartilham com a família as inovações da escola e as novas aprendizagens. Os pais percebendo o entusiasmo dos filhos começam a acreditar que eles poderão conquistar melhores condições de vida, convictos de que a Educação é a único instrumento capaz de conter o crescimento das desigualdades sociais, incluindo e acolhendo a todos, sem distinção.
Elisete Oliveira Santos Baruel, pedagoga, é Consultora Pedagógica em Informática Educacional na Futurekids do Brasil e Relações Institucionais do Portal Educacional Planeta Educação.

64 comentários:

  1. :>< nome_____ douglas willians : aluno da 7* serie) cidade _ lagoa Real bahia :
    eu gostey muito do site por que enssina os assunto q aprenderei da qui ums tenpos
    e sobre as novas tecnologia do brasil e do mundo e tambem de pedagogias q sera um assunto que precisarei daqui ums anos e esso mim inssinara ser uma pessoa mas esperta.

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  2. esta falando que o cenário educational convive com duas realidades que contribuem para reforçar as desigualdades sociais: o ensino público e o privado.
    E as escolas privadas se antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios sofisticados, bibliotecas informatizadas, centro esportivo, sala de aula virtual, além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curricularesO primeiro passo é organizar um encontro com todos os membros das Equipes de Gestores das escolas para apresentação do Programa e do Plano de Ação para implantação na rede de ensino. (Jefferson, Murilo e Felipe)

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  3. Esse texto nos fala das novas tecnologias da informação e da comunicação do contexto escolar e também das escolas privadas que se antecipam em inovaçeos implantando metódos e tecnicas internacionais que nos oferecem aprendizagem e tambem um futuro melhor temos que ter vontade para apender e para empreender por novos por novos caminhos.
    eu entendir que nos precisamos esorçar mais na aprendizagem,pois se queremos um futuro melhor é preciso aprender novas tecnologias.

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  4. Eu emtemdi que fala de varios meios de comumicação que imformatizadas,cemtro espotivo sala de aula virtual, além de orgamizar excursões virtuais.

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  5. Caríssomo(a) Aluno(a), Paz!!!
    Este espaço é inteiramente seu! Participe, faça seu comentário, tire suas dúvidas.
    Sua visita me alegra!!
    Grande abraço!!!
    Professor GILMAR SANTOS.

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  6. Gabriela almeida e Iana

    o texto falar sobre novas tecnologia da informatica aplicadas a eduacação eu entedir que existe dois tipo de escola a escola privada e escola particula a escoal particula e um escola omde todo mundo pode ter assecou ja a escola particula só estuda quem tem condiçoes de pagar. as escola privadas se antecipam ás inovaçoes implatando métedo e técnicas educaciosnal de vanguarda,o oferencendo aos alunos aprendezagem deferenciados.

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  7. alunos gabriela Almeida,Iana neira e felipe oliveira
    Gilmar nós gostamos muito do saite voçê esta de parabens o saite fala sobre novas tecnologias da informação e comunic~ção aplicadas a educação fala tambem das escola privadas e escola pulblica as escola privada entra só quem tem dinheiro para pagar já a escola pulblicar tudo nós tem o direito de entra o texto revela para nós como nós tem que viver como os colegas fala bem assim a vivência com os colegas

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  8. Lunos Gabriela Aleida, Felipe e Iana serie(7ª) Nós entedemos que O cenário ducacional brasileiro convive com duas realidades que contribuem para reforçar as desigualdades sociais: o ensino público e o privado.
    As escolas privadas se antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios sofisticados, bibliotecas informatizadas, centro esportivo, sala de aula virtual, além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.

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  9. Gabriela Almeida e Felipe(7ª)As escolas privadas se antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios sofisticados, bibliotecas informatizadas, centro esportivo, sala de aula virtual, além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.
    No outro extremo encontramos as escolas públicas, com muitas dificuldades materiais e com excesso de alunos por sala de aula, criando barreiras para o processo de ensino e aprendizagem.
    Nesse contexto, observamos um movimento interessante dos gestores que estão à frente das escolas públicas, exigindo e lutando por uma educação de qualidade para todos e não para poucos.
    O FUNDEF - Fundo para o Desenvolvimento do Ensino Fundamental, recurso destinado

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  10. Gabriela Almeida e Felipe Oliveira eu gostei muito desse saite por que ele nós nostra o iranos apreder daqui ums anos.falar sobre as novas tecnologias da informaçãoe comunicação no contexto escolar e da pedagoia.
    falar que as escolar privada e mais avaçada do que as escola pulblicar que as escola privadas tem mais rercuso etc...................


    Gilmar Santos espero que goste do nosso cometario

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  11. Alunos gabriela almeida e iana
    Serie (7ª)
    Gilmar para falar a verdade o saite esta bonbado nós se enterresanós muito no saite por que ele falar a realidade do mundo o que iramos apreder na falcudade voce esta de parabens agora vamos para o que enterresa o saite fala sobre escola privadas e escola pulblicar

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  12. Valeu Gabí, Felipe e Iana!!! Obrigado pela vossa colaboração!!! É por aí!!! Continue contribuindo. Grande abraço,
    Prof. Gilmar.

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  13. De nada Gilmar foi um prazer ter mandado os cometrarios

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  14. o Gilmar desculpa saiu no nome de guilherme por que o computador esta cadastrodo no nome dele

    Asssim Gabriela Almeida

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  15. o texto fala sobre novas tecnologia da informatica aplicadas a eduacação eu entedir que existe dois tipo de escola a escola privada e escola particula a escoal particula e um escola omde todo mundo pode ter assecou ja a escola particula só estuda quem tem condiçoes de pagar. as escola privadas se antecipam ás inovaçoes implatando métedo e técnicas educaciosnal de vanguarda,o oferencendo aos alunos aprendezagem deferenciados.

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  16. mostra como implantar métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios sofisticados, bibliotecas informatizadas, centro esportivo, sala de aula virtual, além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.
    No outro extremo encontramos as escolas públicas, com muitas dificuldades materiais e com excesso de alunos por sala de aula, criando barreiras para o processo de ensino e aprendizagem.
    Nesse contexto, observamos um movimento interessante dos gestores que estão à frente das escolas públicas, exigindo e lutando por uma educação de qualidade para todos e não para poucos.

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  17. O meu comentário das novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas a educação é sobre o cenariú educacional Brasileiro com vive com duas realidades que contribuem para reforçar as desigualdades sociais:O ensino publico é um relacionamente sobre o publico como a educação sobre todos nós é o privado é um relacionamento como a privação dos municipios. as escola privadas se antecipam ás inovaçoes implatando métedo e técnicas educaciosnal de vanguarda,o oferencendo aos alunos aprendezagem diferenciados.
    Kayque e João victor.

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  18. AS novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas a educação.

    Sabe-se aeducação se despara com ensino publico e privado.Sendo que o ensino das escolas privadas oferece aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados com laboratorios sofisticados e sala de aula virtual.Uma vez que as escolas públicas enfrenta muitas dificuldades, principalmente com o excesso de alunos na sala.Isso dificulta muito o trabalho do professor ea aprendizagem do aluno.
    No entanto os gestores com todas dificuldades lutam por uma educação de qualidade.Um dos tópicos interessante é a implantação de um progama de informática educacional,pois possibilita aos educadores e alunos novas formas de ensinar e aprender aumentando assim,o crescimento da apredizagem e a capacidade de adaptação por parte de todos os agentes envolvidos.Portanto os conhecimentos adquiridos das novas tecnologias ajudaram futuramente na construção de sua indentidade,do seu caminho pessoal e profissional.
    ARIANA E MARCILIANA

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  19. Eu acho que a tecnologia vem facilitando a vida de varias pessoas inclussive dos alunos dointerior varis pessoas ja assesam a internete e ja tem msn podendo conversar e se conhecer melhor outras pessoas pela essa rede de computadores que ate facilitam a vida de varias pessoas e ate idosos tem asseso a essa tecnologias .Etambem cerve para fazer inscrisoes para vestibulares ecusos e etc.A vida desas pessoas mudaram muito depois da internete.Naô so a delas mas a nossa tambem e a de você tambem a final a de todos nos.

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  20. Chamam-se de Novas tecnologias de informação(NTICs)as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução informacional, "Revoluçcão Telemática" ou terceira Revolução Industrial,desenvolvidasgradativamente desde a segunda metade da décda de1970 e,principalmente,nos anos1990.

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  21. O cenário educacional brasileiro convive com duas realidades que contribuem para reforçar as desigualdades sociais: o ensino público e o privado.
    As escolas privadas se antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios sofisticados, bibliotecas informatizadas, centro esportivo, sala de aula virtual, além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.
    No outro extremo encontramos as escolas públicas, com muitas dificuldades materiais e com excesso de alunos por sala de aula, criando barreiras para o processo de ensino e aprendizagem.
    Diante dessa nova realidade, escolas públicas do país estão implantando Programas de Informática Educacional, estabelecendo parcerias com empresas que ofereçam aos alunos muito mais que o simples acesso às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, apresentando propostas capazes de promover a sua utilização como recurso pedagógico, entendendo que educar é colaborar para que os alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem.
    O acompanhamento pedagógico tão importante quanto o técnico, exige profissionais com formação pedagógica e com bons conhecimentos de informática aplicada à Educação.
    Sua atuação nas escolas, com alunos, educadores e comunidade deve ser pautada no respeito à realidade, buscando a construção coletiva da proposta de utilização do laboratório de informática. O profissional deve a princípio “ouvir muito”, para compreender a dinâmica de funcionamento da escola e assim, com base nas suas observações e diálogos estabelecidos, articular as ações para que toda a comunidade escolar se beneficie com o programa.

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  22. Eu entede que oconstruvismo è uma filozofia de apredizagem que descreve o que significa sabe alguma coisa , o que è realidade , as consepçoes tradicionais de apredezagem adimitam que o conhecimento é um objeto, algo que pode ser trasmitido do professor para o aluno.

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  23. No texto fala sobre as novas Tecnólogias aplicadas á informática.
    Fala também sobrea educação e a comunicação que está sendo aplicada nas escolas de vários municipios.

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  24. TÁTILA DAVID!!!
    Ao ler o texto sobre as Novas Tecnologias da informação e comunicação no contexto escolar, pude observar que a educação Brasileira convive com duas realidades que aumenta as desigualdades sociais o ensino público e o privado.
    Nas escolas privadas, os alunos têm maior qualidade de ensino com laboratório de informática, sala de aula virtual, etc. Por outro lado, encontramos nas escolas públicas um grande número de alunos sem matérias pedagógicas, etc.
    Muitos gestores estão lutando para mudar essa realidade e buscam parceria com pais, alunos, gestores, e professores.
    Enfim, muitas escolas já estão implantando programas de informática, através de parceria para proporcionar aos alunos o acesso às tecnologias.

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  25. Valeu queridos Alunos!! Estou gostando de vossa participação, continue assim!! Gde abraço, Prof. Gilmar Santos.

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  26. Ao ler os texto eu entedir que O cenário educacional brasileiro convive com duas realidades que contribuem para reforçar as desigualdades sociais: o ensino público e o privado.
    O acompanhamento pedagógico tão importante quanto o técnico, exige profissionais com formação pedagógica e com bons conhecimentos de informática aplicada à Educação.
    Sua atuação nas escolas, com alunos, educadores e comunidade deve ser pautada no respeito à realidade, buscando a construção coletiva da proposta de utilização do laboratório de informática. O profissional deve a princípio “ouvir muito”, para compreender a dinâmica de funcionamento da escola e assim, com base nas suas observações e diálogos estabelecidos, articular as ações para que toda a comunidade escolar se beneficie com o programa.

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  27. assim do comentario do dia 23 Gabriela Al, felipe e Iana

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  28. Alunos: Gabriela Almeida,Iana,Felipe.

    As novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas na educação.
    As escola publicas e um escola que todo mundo tem direito,um escola do gorveno.
    Já escola privada e uma escola particula só entra quem tem condições de pagar pelo estudos.As escola privadas se antecipam as inovaçãeos implatando metedo e tecnicas educacionais de vanguarda,oferecendo aos alunos espaço de apredizagem diferenciados.
    No outro externo encotramos as escola publica,com muitas dificuldade materias e com execesso de alunos por alunos por sala de aula,criando barreiras para o processo de ensino e aprendizagem.

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  29. Gilmar o site esta bobando foi um prazer poder conpatilhar com o saite espera que o saite continua assim beijos e parabens o saite e um sucesso.
    Assim: Gabriela A, Felipe O,Iana M

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  30. O cenário educacional brasileiro convive com duas realidades que contribuem para reforçar as desigualdades sociais: o ensino público e o privado.
    As escolas privadas se antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios sofisticados, bibliotecas informatizadas, centro esportivo, sala de aula virtual, além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.


    asim. Murilo

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  31. O texto é muito interessante pois trata-se de nos comunicar as novas tecnologias mais avançadas e vai avançando cada vez mais.
    Gilmar esse texto foi uma ótima criatividade sua, um tipo de texto informativo que quanto mais ler-mos, mais temos conhecimento sobre o mundo tecnológico.
    o seu blog está bombando de acessos entre o dia e a noite e o melhor é que tem não só esse texto mais outros tipos também para retratar a realidade dos dias de hoje.

    Alunos:Willian e Júnior

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  32. Iana Meira Alves(7ª) Eu gostei do seu texto porque você falou uma coisa certa precisar almentar a rede de encino educacional na escola tem que ser um computador pra cada aluno e também uma escola tem que ter um laboratório sofisticado e uma biblioteca informatizada, na nossa escola não tem biblioteca pra os alunos fazerem pesquisar quando precisa, quando vão fazer pesquisar tem q sai da escola pra pesquisar o seu trabalho porque na escola não tem biblioteca, gostei do seu blog muito bem gostei q vc falou a verdade uma escola tem quer ter muitas coisas e nem sempre tem continue assim.

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  33. leonida e marina nos gostamos do texto porque esta falando da escola que e um ensino fundamental para a apredisagem do nosso enterece a escola e inportante para nossas vidas porque e uma maneira da educação de todos os alunos e professores a escola em um lugar de lazer so que tem enterese pela escola tem um futuro melhor para sentir orgulho de si mesmo porque foi capaz de contruir um sonho verdadeiro de realidade

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  34. carlos e welton
    brasileiro convive com duas realidades que contribuem para reforçar as desigualdades sociais: o ensino público e o privado.
    O acompanhamento pedagógico tão importante quanto o técnico, exige profissionais com formação pedagógica e com bons conhecimentos de informática aplicada à Educação.
    Sua atuação nas escolas, com alunos, educadores e comunidade deve ser pautada no respeito à realidade, buscando a construção coletiva da proposta de utilização do laboratório de informática. O profissional deve a princípio “ouvir muito”, para compreender a dinâmica de funcionamento da escola e assim, com base nas suas observações e diálogos estabelecidos, articular as ações para que toda a comunidade escolar se beneficie com o programa.

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  35. Aluna Gabriela Almeida

    O cenário educacional brasileiro convive com duas realidades que contribuem para reforçar as desigualdades sociais: o ensino público e o privado.
    As escolas privadas se antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios sofisticados, bibliotecas informatizadas, centro esportivo, sala de aula virtual, além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.
    No outro extremo encontramos as escolas públicas, com muitas dificuldades materiais e com excesso de alunos por sala de aula, criando barreiras para o processo de ensino e aprendizagem.
    Nesse contexto, observamos um movimento interessante dos gestores que estão à frente das escolas públicas, exigindo e lutando por uma educação de qualidade para todos e não para poucos.
    O acompanhamento pedagógico tão importante quanto o técnico, exige profissionais com formação pedagógica e com bons conhecimentos de informática aplicada à Educação.
    Sua atuação nas escolas, com alunos, educadores e comunidade deve ser pautada no respeito à realidade, buscando a construção coletiva da proposta de utilização do laboratório de informática. O profissional deve a princípio “ouvir muito”, para compreender a dinâmica de funcionamento da escola e assim, com base nas suas observações e diálogos estabelecidos, articular as ações para que toda a comunidade escolar se beneficie com o programa.

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  36. maria,poliano e noeme eu entendir que atuação nas escolas, com alunos, educadores e comunidade deve ser pautada no respeito à realidade, buscando a construção coletiva da proposta de utilização do laboratório de informática. O profissional deve a princípio “ouvir muito”, para compreender a dinâmica de funcionamento da escola e assim, com base nas suas observações e diálogos estabelecidos, articular as ações para que toda a comunidade escolar se beneficie com o programa.

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  37. lucas bf

    As escolas antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados com laboratórios sofisticados bibliotecas informatizadas centro esportivo sala de aula virtual além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.

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  38. Este comentário foi removido pelo autor.

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  39. Alunas:Tainá, Adriana e Suelia da 7ª Serie Turma:"B"

    Nós entedemos que O cenário educacional brasileiro convive com duas realidades que contribuem para reforçar as desigualdades sociais: o ensino público e o privado.
    implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios sofisticados, bibliotecas informatizadas, centro esportivo, sala de aula virtual, além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.
    Diante dessa nova realidade, escolas públicas do país estão implantando Programas de Informática.
    entendendo que educar é colaborar para que os alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem.
    segmentos da unidade escolar. Tarefa difícil, mas não impossível!
    aos alunos e educadores.
    O acompanhamento pedagógico tão importante quanto o técnico, exige profissionais com formação pedagógica e com bons conhecimentos de informática aplicada à Educação.

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  40. Rosilene e Jucyelle

    Reflecção da nossa verdadeira realidade..

    A tecnologia educacional pública,esta abaixo do nivel de aprendizado.Há uma diferença de aprendizagem nas escolas publicas e particulares.Pois nas escolas particulares os alunos tem o livre acesso a tecnologia avançada,para fazerem suas pesquisas escolares.No entanto nas escolas públicas os alunos tem uma certa dificuldade a tecnologia.
    Acompanhamento pedagógico é importante quanto o técnico, exige profissionais com formação pedagógica e com bons conhecimentos de informática aplicada à Educação.
    No entanto A tecnologia esta se tornando cada vez mais apropriado para a formação e comunicação de todas as pessoas!!!

    Esse comentario foi feito pelas alunas da 8°serie "A" do turno matutino da escola Natalino de Oliveira Lima.

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  41. alunos:gabriela almeida,felipe

    O cenário educacional brasileiro convive com duas realidades que contribuem para reforçar as desigualdades sociais: o ensino público e o privado.
    As escolas privadas se antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios sofisticados, bibliotecas informatizadas, centro esportivo, sala de aula virtual, além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.
    No outro extremo encontramos as escolas públicas, com muitas dificuldades materiais e com excesso de alunos por sala de aula, criando barreiras para o processo de ensino e aprendizagem.
    Nesse contexto, observamos um movimento interessante dos gestores que estão à frente das escolas públicas, exigindo e lutando por uma educação de qualidade para todos e não para poucos.
    O FUNDEF - Fundo para o Desenvolvimento do Ensino Fundamental, recurso destinado diretamente aos municípios para ser aplicado nas escolas públicas, trouxe esperança aos gestores educacionais, levando-os a refletir seriamente sobre a realidade da rede de ensino, suas dificuldades e entraves, para propor uma política de utilização dos recursos visando a mudanças significativas nas escolas.
    Os Conselhos Escolares estão sendo chamados a participar para propor ações conjuntas que contribuam com a melhoria do ensino, reunindo na sua composição representantes de todos os segmentos: alunos, pais, professores e equipe gestora da escola.
    Nas discussões dos Conselhos, vários tópicos sobre o cotidiano escolar são tratados, mas existe um que vem ganhando força e relevância - a implantação de um Programa de Informática Educacional, que possibilite aos educadores e alunos novas formas de ensinar e aprender.

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  42. Guilherme 7ª (b)
    O espaço deverá ser utilizado pelos professores de todas as disciplinas; considerando o computador como um recurso para enriquecer a prática pedagógica do professor?
    Obviamente, a reflexão é coletiva, a responsabilidade para o êxito do programa é de todos e o percurso profissional de cada professor é determinante para a efetivação da proposta.
    Portanto, o programa a ser desenvolvido na rede de ensino deve contemplar ações para o processo contínuo de formação dos professores.
    A Sociedade do Conhecimento demanda um novo perfil de profissional, isso exige que cada professor invista em seu próprio desenvolvimento, para que consiga transmitir aos alunos os benefícios das novas ferramentas tecnológicas para apoiar o processo educacional.
    Não basta a escola pública adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter um Projeto Político Pedagógico capaz de recriar ambientes de aprendizagem, que exprima com clareza que cidadão queremos formar, em que sociedade desejamos viver e qual é a escola ideal para nossos filhos e netos.
    Outro fator que deve estar presente na proposta, essencial e até mesmo determinante para o desenvolvimento do trabalho, é o Processo de Acompanhamento e Avaliação do Programa.

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  43. gabriela Almeida
    Eu gostei do seu texto porque você falou uma coisa certa precisar almentar a rede de encino educacional na escola tem que ser um computador pra cada aluno e também uma escola tem que ter um laboratório sofisticado e uma biblioteca informatizada, na nossa escola não tem biblioteca pra os alunos fazerem pesquisar quando precisa, quando vão fazer pesquisar tem q sai da escola pra pesquisar o seu trabalho porque na escola não tem biblioteca, gostei do seu blog muito bem gostei q vc falou a verdade uma escola tem quer ter muitas coisas e nem sempre tem continue assim.
    Obviamente, a reflexão é coletiva, a responsabilidade para o êxito do programa é de todos e o percurso profissional de cada professor é determinante para a efetivação da proposta.
    Portanto, o programa a ser desenvolvido na rede de ensino deve contemplar ações para o processo contínuo de formação dos professores.
    A Sociedade do Conhecimento demanda um novo perfil de profissional, isso exige que cada professor invista em seu próprio desenvolvimento, para que consiga transmitir aos alunos os benefícios das novas ferramentas tecnológicas para apoiar o processo educacional.
    Não basta a escola pública adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter um Projeto Político Pedagógico capaz de recriar ambientes de aprendizagem, que exprima com clareza que cidadão queremos formar, em que sociedade desejamos viver e qual é a escola ideal para nossos filhos e netos

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  44. A Sociedade do Conhecimento demanda um novo perfil de profissional, isso exige que cada professor invista em seu próprio desenvolvimento, para que consiga transmitir aos alunos os benefícios das novas ferramentas tecnológicas para apoiar o processo educacional.
    Não basta a escola pública adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter um Projeto Político Pedagógico capaz de recriar ambientes de aprendizagem, que exprima com clareza que cidadão queremos formar, em que sociedade desejamos viver e qual é a escola ideal para nossos filhos e netosNão basta a escola pública adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter um Projeto Político Pedagógico capaz de recriar ambientes de aprendizagem, que exprima com clareza que cidadão queremos formar, em que sociedade desejamos viver e qual é a escola ideal para nossos filhos e netos

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  45. leidneia e maiara


    As escolas antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados com laboratórios sofisticados bibliotecas informatizadas centro esportivo sala de aula virtual além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curricularesNas discussões dos Conselhos, vários tópicos sobre o cotidiano escolar são tratados, mas existe um que vem ganhando força e relevância - a implantação de um Programa de Informática Educacional, que possibilite aos educadores e alunos novas formas de ensinar e aprender

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  46. rosimar

    As escolas antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados com laboratórios sofisticados bibliotecas informatizadas centro esportivo sala de aula virtual além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.
    Não basta a escola pública adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter um Projeto Político Pedagógico capaz de recriar ambientes de aprendizagem, que exprima com clareza que cidadão queremos formar, em que sociedade desejamos viver e qual é a escola ideal para nossos filhos e netosNão basta a escola pública adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter um Projeto Político Pedagógico capaz de recriar ambientes de aprendizagem, que exprima com clareza que cidadão queremos formar, em que sociedade desejamos viver e qual é a escola ideal para nossos filhos e netos

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  47. adriana


    Nesse contexto, observamos um movimento interessante dos gestores que estão à frente das escolas públicas, exigindo e lutando por uma educação de qualidade para todos e não para poucos.
    O acompanhamento pedagógico tão importante quanto o técnico, exige profissionais com formação pedagógica e com bons conhecimentos de informática aplicada à Educação.
    Sua atuação nas escolas, com alunos, educadores e comunidade deve ser pautada no respeito à realidade, buscando a construção coletiva da proposta de utilização do laboratório de informática. O profissional deve a princípio “ouvir muito”, para compreender a dinâmica de funcionamento da escola e assim, com base nas suas observações e diálogos estabelecidos, articular as ações para que toda a comunidade escolar se beneficie com o programa.

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  48. infomatica e um onda muito bom porque nos podemos saber muito mais e tudo heje e depedete da infomatica e que qada dia que passa nos sabenos mais e tambem muitas novidade nava len de conhece varias pessos podemos tambem compra coisa pela inteneti o prfissional deve a principio ouvir muito para comprender a dinamica de ficionameta da escola e assim com com base nas suas obseavação e para todos que n ecala com bastate ateção para saber mais do que já sabemos

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  49. A infomatica é um aula muito para nos porque nos predendo muito e hoje tudo depede da infomatica e devenos tudo que passa infomatica tenos que saber muita coisa porqeu e muito inportate para nos para apreder mais novidade e saber melhor o que se passa no nosso dia a dia pois e muito inoportate saber como esta o nosso mudo de hoje porque quada dia que passa as cosas estão mudado para melhor. e hoje n ão samos nada sem a infomateca .

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  50. A iternet e um rede decomunicaçao
    de todo o mundo po isso ela e tao
    procurada nu mundo nesse texto eu
    vie varias coisa iteresante para
    quem gosta de iternet .
    Aiternet ajuda as fasilitar as busca
    nos varios casso di asalto por isso e que
    eu digo nao tem tequinolozia melhor do que a iternet o cenario educasional braseleiro comvive com duas ralidade do ensino privado
    asescola privada atecipam varias inovações.

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  51. Elismar e Amanda

    O acompanhamento pedagógico tão importante quanto o técnico, exige profissionais com formação pedagógica e com bons conhecimentos de informática aplicada à Educação.
    Sua atuação nas escolas, com alunos, educadores e comunidade deve ser pautada no respeito à realidade, buscando a construção coletiva da proposta de utilização do laboratório de informática.A Sociedade do Conhecimento demanda um novo perfil de profissional, isso exige que cada professor invista em seu próprio desenvolvimento, para
    que consiga transmitir aos alunos os benefícios das novas ferramentas tecnológicas para apoiar o processo educacional.As escolas privadas se antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios sofisticados, bibliotecas informatizadas, centro esportivo, sala de aula virtual, além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.
    No outro extremo encontramos as escolas públicas, com muitas dificuldades materiais e com excesso de alunos por sala de aula, criando barreiras para o processo de ensino e aprendizagem.

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  52. jesica

    os alunos? Sem dúvida que professores mais qualificados representam aulas mais motivadoras, diferenciadas e que provocam nos alunos o desejo de aprender.
    O próprio espaço do laboratório de informática já estimula a participação dos alunos nas atividades propostas, considerando que a maioria dos alunos da rede pública de ensino só consegue ter acesso a computadores na escola. Normalmente o desempenho dos alunos melhora e muitos professores relatam a maneira como o computador contribuiu para o processo de aprendizagem. Conteúdos curriculares são integrados às atividades e os alunos desenvolvem habilidades tecnológicas durante a realização das propostas. Motivados e felizes, alunos compartilham com a família as inovações da escola e as novas aprendizagens. Os pais percebendo o entusiasmo dos filhos começam a acreditar que eles poderão conquistar melhores condições de vida, convictos de que a Educação é a único instrumento capaz de conter o crescimento das desigualdades sociais, incluindo e acolhendo a todos, sem distinção.

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  53. bruna e graciene



    O acompanhamento pedagógico tão importante quanto o técnico, exige profissionais com formação pedagógica e com bons conhecimentos de informática aplicada à Educação.
    Sua atuação nas escolas, com alunos, educadores e comunidade deve ser pautada no respeito à realidade, buscando a construção coletiva da proposta de utilização do laboratório de informática. O profissional deve a princípio “ouvir muito”, para compreender a dinâmica de funcionamento da escola e assim, com base nas suas observações e diálogos estabelecidos, articular as ações para que toda a comunidade escolar se beneficie com o programa.
    Não basta a escola pública adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter um Projeto Político Pedagógico capaz de recriar ambientes de aprendizagem, que exprima com clareza que cidadão queremos formar, em que sociedade desejamos viver e qual é a escola ideal para nossos filhos e netosNão basta a escola pública adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter um Projeto Político Pedagógico capaz de recriar ambientes de aprendizagem, que exprima com clareza que cidadão queremos formar, em que sociedade desejamos viver e qual é a escola ideal para nossos filhos e netos

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  54. Sua atuação nas escolas, com alunos, educadores e comunidade deve ser pautada no respeito à realidade, buscando a construção coletiva da proposta de utilização do laboratório de informática.A Sociedade do Conhecimento demanda um novo perfil de profissional, isso exige que cada professor invista em seu próprio desenvolvimento, para
    que consiga transmitir aos alunos os benefícios das novas ferramentas tecnológicas para apoiar o processo educacional.As escolas privadas se antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios sofisticados, bibliotecas informatizadas, centro esportivo, sala de aula virtual, além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.

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  55. simone teixeira

    Não basta a escola pública adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter um Projeto Político Pedagógico capaz de recriar ambientes de aprendizagem, que exprima com clareza que cidadão queremos formar, em que sociedade desejamos viver e qual é a escola ideal para nossos filhos e netosNão basta a escola pública adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter um Projeto Político Pedagógico capaz de recriar ambientes de aprendizagem, que exprima com clareza que cidadão queremos formar, em que sociedade desejamos viver e qual é a escola ideal para nossos filhos e netos

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  56. lenise


    O acompanhamento pedagógico tão importante quanto o técnico, exige profissionais com formação pedagógica e com bons conhecimentos de informática aplicada à Educação.
    Sua atuação nas escolas, com alunos, educadores e comunidade deve ser pautada no respeito à realidade, buscando a construção coletiva da proposta de utilização do laboratório de informática. O profissional deve a princípio “ouvir muito”, para compreender a dinâmica de funcionamento da escola e assim, com base nas suas observações e diálogos estabelecidos, articular as ações para que toda a comunidade escolar se beneficie com o programa.
    No outro extremo encontramos as escolas públicas, com muitas dificuldades materiais e com excesso de alunos por sala de aula, criando barreiras para o processo de ensino e aprendizagem.

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  57. edimilson teixeira


    O espaço deverá ser utilizado pelos professores de todas as disciplinas; considerando o computador como um recurso para enriquecer a prática pedagógica do professor?
    Obviamente, a reflexão é coletiva, a responsabilidade para o êxito do programa é de todos e o percurso profissional de cada professor é determinante para a efetivação da proposta.
    Portanto, o programa a ser desenvolvido na rede de ensino deve contemplar ações para o processo contínuo de formação dos professores.
    A Sociedade do Conhecimento demanda um novo perfil de profissional, isso exige que cada professor invista em seu próprio desenvolvimento, para que consiga transmitir aos alunos os benefícios das novas ferramentas tecnológicas para apoiar o processo educacional.

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  58. maria eni

    É necessário habilitar os profissionais de ensino para interagir com as novas tecnologias no ambiente de trabalho, estimular e facilitar a difusão da informática educacional, fornecer subsídios para a elaboração de Projetos Pedagógicos, de acordo com a disciplina e o nível escolar dos alunos, propiciar condições de aprimoramento quanto ao uso da informática no processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos, inclusive aqueles que apresentam deficiências, avaliar as possibilidades da utilização de softwares nos projetos e atividades pedagógicas.

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  59. siuvani gonsavel


    A Sociedade do Conhecimento demanda um novo perfil de profissional, isso exige que cada professor invista em seu próprio desenvolvimento, para que consiga transmitir aos alunos os benefícios das novas ferramentas tecnológicas para apoiar o processo educacional.
    Não basta a escola pública adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter um Projeto Político Pedagógico capaz de recriar ambientes de aprendizagem, que exprima com clareza que cidadão queremos formar, em que sociedade desejamos viver e qual é a escola ideal para nossos filhos e netos.
    Outro fator que deve estar presente na proposta, essencial e até mesmo determinante para o desenvolvimento do trabalho, é o Processo de Acompanhamento e Avaliação do Programa.

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  60. Fernanda Lima e Geisa-7ªB

    Dizem:As novas tecnologias são muito úteis,elas proporcionam o ensino e aprendizagem tanto pra o professor quanto para nós alunos,as ferramentas tecnológicas vieram apoiar o processo educacional.
    Assim, esse mundo tecnológico, comtempla ações para o processo de formação para os professores e alunos, proporcionando recursos para adquirir conhecimentos.

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  61. geisa..

    A Sociedade do Conhecimento demanda um novo perfil de profissional, isso exige que cada professor invista em seu próprio desenvolvimento, para que consiga transmitir aos alunos os benefícios das novas ferramentas tecnológicas para apoiar o processo educacional.
    Sem dúvida que professores mais qualificados representam aulas mais motivadoras, diferenciadas e que provocam nos alunos o desejo de aprender.

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  62. natalha pessoa


    Durante a visita deve-se observar todo o espaço, verificando o melhor local para instalação do laboratório de informática. É importante obter informações sobre o funcionamento da escola, número de alunos, se há alunos com deficiências e quais são elas, as turmas, os professores e principalmente devem-se ouvir as expectativas da comunidade escolar com relação ao programa. Responsabilidade compartilhada - sucesso garantido.
    As visitas possibilitam o levantamento das necessidades materiais e de equipamentos para iniciar o processo de montagem dos laboratórios, com a colocação do mobiliário, instalação dos computadores, periféricos e do kit ambientação.

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  63. Claudisonia e Jucelia 7 B
    A internet é muito ultil em nossas vidas
    para fazer qualquer coisa precisamos ultilizar o computador alguns exemplos de coisas que podemos fazer com a internet:o orkut nele podemos conheçer varias pessoas novas..
    O laborátorio de informatica educaçional deve ser compriendido como um espaço de aprendizagem o modo como
    ele será institucionalmente incorporado depende do projeto político
    pedagógico da escola que espressa como deve ser a prática pedagológica do professor....
    Entendir que as esccolas privadas se anteçipam as inovasões implantando metodos
    e tecnicas educacionais de vanguarda,oferendo aos alunos espaços de aprendizagem diferençiados,com laboarátorio sofisticado e biblioteca informatoizado..
    portanto é impreçidível um profissional dedicado há percorrer as escolas de rede de ensino verificando os funcionamentos dos computadores..
    normalmente o desempenho dos alunos melhora e muito os professores..

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  64. bruna pessoa nunes


    Sem dúvida que professores mais qualificados representam aulas mais motivadoras, diferenciadas e que provocam nos alunos o desejo de aprender.
    O próprio espaço do laboratório de informática já estimula a participação dos alunos nas atividades propostas, considerando que a maioria dos alunos da rede pública de ensino só consegue ter acesso a computadores na escola. Normalmente o desempenho dos alunos melhora e muitos professores relatam a maneira como o computador contribuiu para o processo de aprendizagem. Conteúdos curriculares são integrados às atividades e os alunos desenvolvem habilidades tecnológicas durante a realização das propostas. Motivados e felizes, alunos compartilham com a família as inovações da escola e as novas aprendizagens. Os pais percebendo o entusiasmo dos filhos começam a acreditar que eles poderão conquistar melhores condições de vida, convictos de que a Educação é a único instrumento capaz de conter o crescimento das desigualdades sociais, incluindo e acolhendo a todos, sem distinção.

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